É possível viver muito bem e com conforto em um imóvel pequeno e, inclusive, otimizar o espaço do apartamento. Muitas pessoas optam pelo conforto dos cômodos pequenos devido à fácil manutenção e facilidade na rotina. Basta um olhar atento aos detalhes que o aproveitamento de cada espaço é revertido em uma bela estrutura para ampliação de espaço.
Se esse tipo de ambiente é onde você mora, começamos contando um grande segredo: deixar seu cantinho com a sua cara é planejar cada coisa, antes de sair comprando tudo. E, acima de tudo, é aproveitar todos os espaços!
Para te ajudar nessa tarefa, separamos 5 dicas super úteis para otimizar espaços de forma simples e tornar seu lar doce lar perfeito. Vamos lá?
1. Escolha móveis sob medida
Certamente, o cuidado na escolha dos móveis é muito importante, especialmente quando se tratam de ambientes pequenos. O tamanho deles deve ser adequado ao local em que serão usados e também ao número de pessoas que moram no apartamento.
Nesse sentido, em alternativa aos móveis compactos, sempre que possível, opte por móveis sob medida ou planejados. Eles podem até ser um pouco mais caros, mas sua função para o melhor aproveitamento do ambiente é indiscutível.
Por outro lado, móveis multiuso ou inteligentes também são uma ótima ideia. Bons exemplos são os sofás-cama, beliches, bicamas, enfim, itens que prezam pela praticidade e pelo ganho de espaço, sem deixar de lado o conforto.
Camas e mesas dobráveis, por exemplo, você não utiliza o tempo todo, portanto, se puderem ser guardadas ou recolhidas, melhor.
Adicionalmente, outra dica de ouro é quanto à decoração que deixa espaços livres para circulação. Evite muitos objetos e móveis sobre o chão. Dê preferência a móveis como bancos e banquetas, puffs, entre outros. Além de leves e modernos, cumprem a função de levar conforto e de decorar.
2. Aposte no uso de espelhos
A princípio, esta parece não ser uma novidade, mas é uma dica super legal de decoração e entra aqui como uma excelente maneira de otimizar o espaço do seu apartamento: o uso de espelhos.
Sabe aquela sensação de mais espaço no seu lar? É justamente isso que eles podem proporcionar, pois dão mais amplitude e profundidade aos ambientes.
Você pode colocar espelho em uma parede inteira ou apostar em um modelo menor apoiado no chão. Mas, excesso não é saudável, por isso evite exagerar no seu uso em locais com muita circulação, para não causar desconforto com reflexo de imagens.
Seja como for, a sala e o corredor são os locais mais comuns de instalar o espelho. E fica a dica: espelhos em frente a janelas ajudam a ampliar o alcance da iluminação natural. Legal, né?
3. Integre os ambientes
Ambientes integrados são uma forma moderna e eficiente para otimizar espaço, tanto que, em vários imóveis mais atuais, sala e cozinha se misturam de alguma forma.
E não, não é preciso remover completamente uma parede, por exemplo! Uma janela entre a sala e a cozinha já pode ser adaptada como bancada com função de mesa entre os dois ambientes. Usar o mesmo piso na sala e na cozinha também passa a ideia de continuidade aos cômodos, para que eles conversem!
Aliás, integrar os móveis para otimizar o espaço do seu apartamento também é uma boa solução. E para isso, nada melhor que dar preferência aos móveis planejados.
Nesse sentido, armários embutidos são uma ótima ideia para guardar utensílios domésticos. Mas, lembre-se: guarde coisas que você não usa com frequência mais em cima ou mais ao fundo e tenha sempre à mão aquelas usadas diariamente. Praticidade na cozinha além de ser essencial faz com que você de fato use os utensílios e não os deixe esquecidos!
4. A boa sintonia entre as cores
Você sabia que cores mais claras e neutras, especialmente o branco, ajudam na iluminação do ambiente?
Porém, você não precisa descartar totalmente os tons mais escuros. Por exemplo, eles podem estar em uma das paredes do cômodo para criar um contraste diferenciado.
Por falar em contraste, isso vale também para a decoração. Você pode deixar as paredes com cores neutras e abusar de cores mais fortes nos tapetes, almofadas, móveis e objetos. E mudar sempre que quiser dar uma renovada no apê, sem gastar com pintura.
Assim como os espelhos, as cores também podem trazer a sensação de mais profundidade aos espaços. Basta planejar uma boa sintonia entre elas.
5. Aposte na decoração
Os detalhes vão fazer toda a diferença no conforto e aconchego do seu lar. Por isso, use o contraste de cores nos ambientes e, onde for neutro, use cores vivas. Afinal, quem não gosta de uma casa cheia de alegria e harmonia?
Para ganhar mais espaço em imóveis pequenos, a grande dica é planejar cada cantinho. Pense com ousadia de detalhes e não em grandes estruturas. Entenda o que você espera do seu lar e capriche no acabamento.
A decoração é a forma de trazer personalidade ao seu apê e pode ser o toque final para tornar seu apartamento mais intimista, aconchegante e inspirado no seu estilo próprio.
Use a criatividade para otimizar o espaço do seu apartamento!
Gostou das dicas e já começou a colocá-las em prática?
Como visto, otimizar espaço não é uma tarefa muito complicada e, com certeza, é bem útil em ambientes pequenos. Aproveite cada canto do seu apartamento e use a criatividade!
Ah, e não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com a gente o resultado.
Conte sempre com a CMA para realizar seu sonho de viver bem, em um imóvel que pode ser transformado ao seu estilo e bom gosto.