A pandemia mundial de Covid-19 causada pelo novo Coronavírus chegou ao nosso país e tem gerado muita preocupação aos cidadãos brasileiros. EmprOesas, microempreendedores, autônomos, trabalhes domésticos, trabalhadores da construção civil e de diversos outros setores estão preocupados em como manter empregos e arcar com os custos, compromissos e responsabilidades.
O motivo são as regras de isolamento social instauradas para combater a rápida propagação do vírus e o aumento do número de casos e fatalidades.
A Caixa Econômica Federal, instituição financeira utilizada por muitos trabalhadores, anunciou um pacote de medidas para amenizar os impactos do coronavírus na economia causados pelo período em que a população adere à quarentena. A iniciativa foi tomada como forma de injetar dinheiro na economia.
Primeiramente, uma das principais medidas adotadas pela Caixa em todo o país foi suspensão do pagamento de dívidas por 60 dias, inclusive das prestações de financiamentos imobiliários.
Será possível pausar até 60 dias contratos habitacionais, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Contudo, o financiador deve estar adimplentes ou com até dois meses em atraso. Os encargos dos contratos pausados serão incorporados ao saldo devedor.
Como forma de reduzir ao máximo a circulação de pessoas nas agências bancárias, o cliente pode solicitar a pausa estendida de até duas prestações diretamente pelo aplicativo Habitação Caixa, de forma bastante simples.
Compras online e crédito pessoal também foram beneficiados
Além disso, a instituição também disponibilizará aos correntistas e poupadores o cartão de débito virtual para facilitar nas compras online durante o período de quarentena. Com ele, o consumidor tem a opção de gerar um código de segurança diferente a cada compra. O serviço é para evitar possíveis fraudes nas compras pela internet, que aumentaram após a pandemia de coronavírus.
Para o crédito pessoal, as medidas são a possibilidade de pausa de 60 dias nas operações parceladas e a diminuição das taxas de juros em várias linhas. O crédito consignado taxas de juros a partir de 0,99% ao mês. O penhor será a partir de 1,99% ao mês. E o crédito direto ao consumidor (CDC) a partir de 2,17% ao mês.
Ademais, a instituição bancária também implementou diversas mudanças para o saque do FGTS, aposentados e pensionistas, entre outros setores.
Você cliente da CMA Construtora conta com todo o nosso suporte. Para tirar suas dúvidas e saber se essas medidas se aplicam no contrato de financiamento, entre em contato pelos nossos canais de atendimento ao cliente. Nossa equipe está à disposição para todos os esclarecimentos. Contrato fechado agora é sem aperto de mão, mas com a garantia CMA que você já conhece.