O ano de 2021 começou com muitas novidades no setor imobiliário. Dentre elas, a Caixa Econômica Federal lançou uma nova modalidade de financiamento para facilitar ainda mais a compra da casa própria.
A nova linha de crédito foi anunciada em fevereiro e é atualizada pelo rendimento da poupança, sendo uma possibilidade interessante de juros mais baixos. O financiamento está disponível desde o dia 1º de março para imóveis novos, usados, construções ou reformas.
O valor da taxa de juros pode ser calculado por:
Taxa Referencial de Juros (TR) + rendimento da poupança + taxa fixa de relacionamento
Essa taxa fixa varia de 3,35% a 3,99% ao ano (dependendo do perfil do cliente) e a taxa referencial está zerada.
Mas, como realmente funciona a nova modalidade? Para quem é recomendado? Ela oferece mais vantagens em termos de juros menores, comparado às opções já existentes?
Separamos tudo o que você precisa saber sobre o financiamento imobiliário da Caixa corrigido pela poupança. Vamos lá?
Como funciona?
O financiamento por rendimento da poupança pode ser utilizado tanto por correntistas Caixa como clientes de outros bancos, por meio da portabilidade.
Como informamos acima, o crédito oferecido serve para imóveis novos, usados, construções e reforma. O prazo máximo para pagamento é de 420 meses (35 anos), com a possibilidade de financiar até 80% do valor do imóvel.
E ao escolher a modalidade, você terá a opção de escolha entre o SAC, o sistema de amortização constante, em que as parcelas são decrescentes ao passar do tempo. Ou, então, a opção de Price, cujas parcelas são fixas.
É importante ressaltarmos aqui que a nova modalidade se encaixa perfeitamente para aqueles que desejam adquirir um imóvel com preço maior, que não se encaixa nas exigências do programa Casa Verde e Amarela.
O novo financiamento vale a pena?
Como já sabemos, a nova modalidade utiliza a soma da rentabilidade da poupança, que está conectada ao percentual de juros da taxa Selic.
Simplificando, quando os juros básicos (taxa Selic) estão abaixo de 8,5% ao ano, a poupança rende o equivalente a 70% dessa taxa. Como, atualmente, a Selic está em 2% ao ano, a poupança remunera 1,4%.
Com isso, no atual cenário da economia, o cliente com um perfil mais básico pagaria uma taxa de 4,75% ao ano (3,35% + 1,4%) na nova modalidade de crédito anunciada pela Caixa.
E, caso aconteça alta da Selic (superando os 8,5% a.a.), a modalidade teria um aumento para 10,16% ao ano (taxa fixa máxima de 3,99% + 6,17% da remuneração da poupança).
Mas, o financiamento vale realmente a pena? Nos dias de hoje, com certeza!
Assim como acontece com financiamentos atrelados ao IPCA, a nova modalidade também conta com uma taxa flutuante, ou seja, aumenta de acordo com a taxa básica. E isso faz com que o valor do financiamento aumente.
Contudo, essa alta pode ser acompanhada de acordo com o cenário da economia e há um limite para esses juros.
Esse fator traz vantagens para o cliente?
A resposta é sim!
Digamos que a taxa Selic alcance o patamar de 8,5% ao ano. Neste cenário, a nova linha de crédito teria uma taxa de juros maior que alguns financiamentos que encontramos por aí. Contudo, o risco é minimizado, já que o limite da taxa fica claro para o cliente.
Trata-se de uma taxa de juros fixa que pode proteger o contratante caso a inflação suba consideravelmente. E esse é um risco mensurável que garante que a parcela do financiamento não vai aumentar tanto caso algo aconteça na economia.
E as vantagens não param por aqui. Mesmo em um cenário de Selic em alta, a modalidade ainda seria atrativa. Afinal, sua taxa fixa subiria para pouco mais de 9%, valor próximo aos das taxas prefixadas que muitos bancos oferecem.
E, convenhamos, tudo indica que até a Selic alcançar esse patamar vai demorar.
Afinal, o que podemos concluir?
Enquanto a taxa Selic estiver em baixa, esse novo financiamento Caixa é uma excelente alternativa pois contempla quem deseja comprar imóveis com valor mais elevado que não se encaixam no programa Casa Verde e Amarela.
Para isso, é importante contar com quem pode te auxiliar em todas as etapas da conquista pelo imóvel próprio. Ou seja, conte com a CMA Construtora!
E caso ainda tenha alguma dúvida sobre a modalidade, estamos à disposição para explicar tudo para você. Afinal, na CMA explicamos todos os detalhes e oferecemos orientação completa sem custo adicional.
Entre em contato com nosso atendimento ao cliente e realize seu sonho com segurança.